Recent comments

ads header

Breaking News

Glúten e Lactose: A Polêmica


O post dessa semana tem a colaboração da Dynamite Girl Elaine Rodrigues @elainerodrigues_ifb
Bicampeã Carioca Bodyfitness 💪🏻 Fitness Coach 📷 Modelo 📝 Consultora de treinamento.

Pessoal, estou fazendo esse post pois uma moça que quer ser atleta me procurou, me mandou a dieta do nutricionista dela. Como não concordei com muitas coisas ali, ela pediu que conversasse com ele,o que fiz com boa vontade. Perguntei a possibilidade de ele montar uma dieta sem glúten e lactose para uma pessoa que estaria se preparando para ser uma fisiculturista, a resposta dele foi de não ver motivos para uma atleta de fisiculturismo não consumir pão, leite integral iogurte ( com lactose) e queijo. Me pediu um artigo para que pudesse pensar em mudar de ideia. Bem... Meu diálogo com ele terminou aí. Mas resolvi mandar para vocês, então pedi a estudante de nutrição e atleta @joooojordan que escrevesse para mim sobre, ela fé melhor me mandou um texto escrito por um dos melhores que irei postar aqui em baixo para vocês.

Não se pode fazer um trabalho onde não se acredita no resultado final, onde as partes não se entendem, onde não há diálogo e onde a vaidade prevalece. Por isso eu indico e sempre vou indicar a @carolfrancaa como nutri porque confio no trabalho dela de olhos fechados. .

Segue o texto que a Joanna me mandou. .

Há muito sabemos que uma ingestão adequada de proteínas é fundamental para o crescimento muscular, fazendo alimentos - como carnes, ovos, leite e derivados - ganharem destaque no meio de praticantes de musculação e bodybuilders. No entanto, o leite de vaca, mesmo apresentando ótimos teores de proteínas de alta qualidade, gera polêmica em torno de seu consumo. Este artigo visa elucidar essas dúvidas.

O leite é um alimento relativamente recente na dieta humana, o que explica porque cerca de 75% da população mundial apresenta intolerância à lactose, que se caracteriza por diversos sintomas de ordem gastrointestinal.

A lactose não digerida permanece no intestino onde sofre ação de bactérias fermentativas, ocasionando a formação de ácido lático e outros ácidos, causando: náuseas, gases, cãibras, distensão e cólica abdominal, flatulência e diarreia, que se manifestam entre 30 minutos e 2 horas após a ingestão de alimentos que contenham lactose. Mas por outro lado, indivíduos sem intolerância à lactose não apresentarão qualquer reação adversa com seu consumo.

Analisando-se deste modo, em se tratando de praticantes de atividade física sem ambição competitiva (que não apresentem intolerância à lactose, o que pode ser confirmado por meio de exame laboratorial, associado com a presença dos sintomas acima relatados), poderia utilizar leite e derivados. Apenas com a devida atenção do seu efeito insulinotrópico, para aqueles com resistência insulínica. Já alguém com um objetivo estético maior, como um atleta de bodybuilding na véspera de uma competição, mesmo não sendo intolerante à lactose, preferimos trabalhar com outros alimentos nessas semanas peculiares de sua preparação.

Na verdade tudo irá depender de fatores individuais, tais como: objetivo, grau de intolerância, histórico patológico, hábitos alimentares, etc. A individualidade biológica deve sempre ser respeitada. Portanto, um acompanhamento individualizado com um profissional devidamente capacitado.

Escrito pelo nutricionista esportivo Rodolfo Peres. 

Se a pessoa não tem intolerância ou alergia ao glúten e não é portadora da doença celíaca, mas quer
retirar o glúten da dieta para emagrecer, segundo Karin, isso pode ser interessante, “porque diminui a inflamação do organismo. E também faz o intestino absorver melhor os nutrientes”, explica. “O importante é que o organismo esteja em equilíbrio, e retirar o glúten pode trazer isso para algumas pessoas e para outras pode não fazer diferença”, afirma.

Extinto por: nutricionista Karen Honorato. Sem contar as pesquisas que associam o glúten a doença celíaca que EH causa de outras diversas doenças.

Nenhum comentário